Professor Niltoamar
e a Associação Nanbei Wudao
Prof. Niltoamar é praticante de artes marciais chinesas desde o início dos anos 80. Ele começou a aprender Kung Fu ainda em Uberlândia e foi aluno de dois mestres pioneiros na divulgação das artes marciais chinesas na cidade: Nilo Nakao e Huang Yu Sheng. Em 1990, integrou a primeira (e única) turma de formandos do programa de Zhong Wudao do Mestre Huang Yu Sheng e foi também um dos primeiros professores da Wushukuan em Uberlândia, função que exerceu por aproximadamente 20 anos.
Quando atuava como bancário, realizava trabalhos fora da sede constantemente. Com frequência, viajava para o Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e outras cidades de Minas Gerais e do Brasil. Nestas viagens, aproveitava para fazer intercâmbios e aprender com outros mestres, em outras escolas, tomando contato e conhecimento de muitos sistemas e estilos. Sua curiosidade não se restringia ao universo marcial chinês. Também envolveu outras artes, como o Karatê, o Aikidô, o Kickboxing e o Koppo Jutsu, por exemplo. Formado em Educação Física pela UFU, articula os saberes tradicionais das artes que estudou aos conceitos científicos e métodos pedagógicos modernos.
Atualmente, Prof. Niltoamar ensina artes marciais chinesas em sistema de aulas individuais ou em pequenos grupos. Para isso, ele desenvolveu uma metodologia própria de ensino que privilegia a experiência individual do aluno, o estudo minucioso da movimentação e das aplicações marciais e trabalhos físicos articulados às técnicas. Sua visão própria das artes marciais chinesas vem sendo estudada no âmbito da Associação Nanbei Wudao, que agrega alguns de seus alunos.



