top of page

Alguns dos mestres pioneiros no Brasil

Chan Kowk Wai 2.jpg

  Mestre Chan Kowk Wai, nascido em Cantão (1936), começou seu treinamento aos quatro anos de idade no estilo Choy Li Fat com o Mestre Chan Cheok Sing. Mais tarde, mudou-se para Hong Kong, onde aprendeu o estilo Shaolin do Norte com o Grão-mestre Yim Sheung Mo em sua própria casa. Também teve a oportunidade de aprender os estilos Louva-a-deus Sete Estrelas com o Mestre Won Hong Fan, Garra de Águia com o Mestre Ching Jim Man e Hung Sing Choy Li Fat com o mestre Yim You Chin. Mestre Chan chegou ao Brasil em 1960 e participou da formação do Centro Social Chinês, além de começar a ministrar aulas de Kung Fu. Lecionou na USP por 7 anos e fundou sua Academia Sino Brasileira de Kung Fu em 1973. 

  Mestre Lo Siu Chung, nascido em Hong Kong (1943), formado em Administração e Arte Comercial. Aprendeu a tradicional medicina chinesa com Mestra Chan, posteriomente integrando a diretoria da Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura do Brasil (AMECA) e a Associação Zhongyi Yao de Medicina Chinesa do Brasil (AZYMEC). Iniciou seu aprendizado marcial no estilo Wing Chun Quan com Mestre Wong Way Chung e Tai Chi Chuan com Mestre Cheung. Chegou ao Brasil em 1969 e, em 2003, inaugurou seu próprio espaço, denominado Si Yuen Ton - Terapias e Cursos de arte Chinesa,   implantando   neste   local   sua  academia de

Thomas Lo.jpg

Artes Marciais com aulas de Wing Chun Kuen e Tai Chi Chuan, além do seu consultório de Terapias Tradicionais Chinesas, com a utilização de Acupuntura, Massoterapia e Moxabustão.

Li Wing Kay.jpg

  Mestre Li Wing Kay, nascido em Hong Kong (1950), formou-se em Publicidade e em Teologia no Brasil e em Técnicas Desportivas em Hong Kong. Iniciou seus treinamentos no estilo Garra de Águia – Yen Jao Fan Tzi aos sete anos de idade com o Grão-mestre Lau Fat Moun. Ministrou aulas na Associação Militar, Clube Universitário e na ACM em Hong Kong. Chegou ao Brasil em 1970, onde trabalhou com cursos de defesa pessoal para o décimo sexto Batalhão da Polícia Militar de São Paulo, Guarda de Segurança da Penitênciaria do Carandiru e na Academia do Barro Branco-SP. Organizador  e idealizador, junto ao seu irmão, Grão 

Mestre Li Hon Ki, do Primeiro Campeonato Brasileiro de Kung Fu realizado em Ribeirão Preto-SP em 1980. Comanda o Instituto Li Wing Kay de arte e cultura chinesa.

  Mestre Chiu Ping Lok, nascido em Cantão (1936), iniciou nas praticas da tradicional arte marcial chinesa do Kung Fu através dos ensinamentos de seu tio Chan Mun. Aos 15 anos de idade, Chiu Ping Lok e sua família tiveram que sair da China por motivos políticos, passando a residir em Hong Kong. Começou a praticar outras modalidades de Kung Fu, os Estilos Hung Gar, Tai Chi Chuan e Yoga, o que contribuiu muito para sua formação. Em 1960 chegou ao Brasil e logo em seguida começou a dar aulas de Kung Fu e Dança do Leão aos finais de semana no Centro Social Chinês no Bairro da Liberdade. Em 1969, fundou a primeira academia de Kung Fu registrada no Brasil,  localizada em Santo André. Em 06 de

chiu ping lok.jpg

junho de 1977, fundou a Associação Central Fei Hok Phai de Kung Fu Wushu do Brasil, com o objetivo de organizar e difundir o estilo em todo o país. Seu falecimento se deu em 22 de agosto de 2009 por motivo de doença.

Wu Chao Hsiang.jpg

  Mestre Wu Chao Hsiang, nasceu em Shanxi (1917). Era filho de Wu Pu Kao, mestre de meditação que lhe ensinou a meditar a partir de técnicas budistas e daoistas. Também começou a aprender artes marciais quando criança aos 9 anos de idade. Aprendeu Xingyiquan, Taijiquan e Baguazhang com o mestre Bu Xuekuan. Em 1948, mudou-se para Taiwan com a família. Lá, dirigiu a associação nacional de Taijiquan e publicou alguns livros sobre acupultura e artes marciais. Também fez cursos de economia, administração, agronomia e medicina. Mudou-se sozinho para o norte do Brasil em 1972 e, mais tarde, para o Rio de Janeiro em 1973, onde se firmou como professor de artes marciais e terapeuta de medicina chinesa. Neste  mesmo  ano,  sua  esposa  e  seu filho também vieram para o

Brasil. O filho, mestre Wu Jyh Cherng, criou, em 1991, no Rio de Janeiro, a Sociedade Taoista do Brasil, abrindo também uma unidade em São Paulo no ano de 2002. Mestre Wu Chao Hsiang faleceu no dia 01 de abril de 2000 no Rio de Janeiro.

  Mestre Li Hon Ki, nascido em Hong Kong (1952), lá formou-se em medicina chinesa em 1974. Começou a praticar artes marciais aos doze anos de idade. Participou, durante a década de 1970 de filmes de artes marciais como ator, dublê e roteirista, junto a renomados atores, como Bruce Lee, Jackie Chan, Sammo Hung e Gordon Liu. Graduou-se em diferentes estilos de Kung Fu, bem como Taekwondo, Boxe Tailandês, Aikido e Arte Filipina. Chegou ao Brasil em 1979, desembarcando no Rio de Janeiro, onde começou a ensinar Kung Fu. No ano seguinte, em São Paulo, abriu sua escola de artes marciais chinesas. Mestre Li Hon Ki foi instrutor na América do Sul dos estilos de Kung Fu Hung Gar, Wing Chun e Tai Chi Chuan. Em 02 de junho de 2016, Mestre Li Hon Ki faleceu em Porto Alegre, deixando este mundo com muitas memórias e ensinamentos.

li hon ki.jpg
Lee Chung Deh.jpg

  Mestre Lee Chung Deh, nascido em Taiwan (1951), chegou ao Brasil, na cidade de São Paulo, com 14 anos de idade. Na época, ainda não praticava regularmente Kung Fu. Conheceu o grão-mestre Chan Kowk Wai e tornou-se seu discípulo na década de 60. Mais tarde, tornou-se mestre e, atualmente com mais de 38 anos de treino, ensina o estilo Shaolin do Norte na Academia Sino Brasileira de Kung Fu Wushu da Associação Flor de Lótus em Curitiba-PR. Mestre Lee foi o segundo aluno do grão-mestre Chan Kowk Wai a receber o diploma de professor. O primeiro foi mestre Chen Bin Hsian, que introduziu o Shaolin do Norte nos Estados Unidos.

  Mestre Moy Gin Ying, nascido em Cantão (1933), viveu posteriormente em Hong Kong, onde iniciou seus treinamentos em artes marciais através da prática do Louva a Deus. Em 1949, ingressou na academia Wo de Taijiquan, em busca de melhorias para saúde. Logo de inicio, notou uma melhoria significativa. Dois anos depois, decidiu abandonar o estilo Louva a Deus para dedicar-se ao Taijiquan. Mais tarde, ainda em Hong Kong, passou a lecionar seu conhecimento. Por volta de 1959, chega ao Brasil e funda a Academia Wong de Tai Chi Chuan em São Paulo, sendo um dos primeiros mestres a lecionar artes marciais chinesas em território brasileiro. Ele considera que a sua arte de movimento tem como objetivo possibilitar ao praticante um equilíbrio que proporcione a longevidade, com saúde física e mental.

Mestre Wong - MOY GIN YING.jpg

 Os textos contidos nesta página foram elaborados a partir de informações coletadas nos sitios eletrônicos dos espaços e academias representadas pelos mestres aqui descritos, além da ajuda bibliográfica de uma dissertação de mestrado elaborada por Fernando Dandoro Castilho Ferreira:

​

Mestre Chan Kowk Wai - www.academiasinobrasileira.com.br/mestre-chan-kowk-wai/

​

Mestre Lo Siu Chung - http://www.artechinesa.com/quemsomos.htm

​

Mestre Li Wing Kay - https://www.institutoliwingkay.com.br/grao-mestre-li/historia-de-li-wing-kay/

​

Mestre Chiu Ping Lok - https://www.feihokphaikungfuoficial.com/historia-do-fei-hok-phai

​

Mestre Wu Chao Hsiang - http://sociedadetaoista.com.br/blog/sociedade-taoista/mestre-wu-jyh-cherng/

​

Mestre Li Hon Ki - http://www.mestrelihonki.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=47&Itemid=57

​

Mestre Lee Chung Deh - http://www.angelfire.com/art2/aflordelotus/Mestre_Lee_Chung_Deh.htm

​

Mestre Moy Gin Ying - http://www.taichiwong.com.br/wong.html

​

FERREIRA, F.D.C. A inserção do kung fu no Brasil na perspectiva dos mestres pioneiros. [Dissertação]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, p. 100 - 107, 2013.

bottom of page