Professor João Borges
Haun Kune School - Garra de Águia Lily Lau

Depoimento de João Borges sobre a sua trajetória nas artes marciais:
(Entrevistadora: Andréa Orozino. Revisão técnica: Guilherme Amaral Luz. Projeto gráfico: Higor Mazzeo)
Equipe do Projeto: “João, como foi que começou a sua trajetória nas artes marciais chinesas?”
João Borges: “Comecei minha trajetória no Kung Fu em 1997 na academia Wushukuan em Uberlândia-MG, com Mestre [Huang Yu] Sheng, estudando o Zhong Wudao. Nesta época, tive grandes influências do professor Itair, que lecionava no Turno da tarde. Fiz grandes amizades, em especial, Fabricio Monteiro, Ana e Niltoamar [Pereira Gomes], que lecionava no turno da noite. Inclusive, Niltoamar tornou-se meu professor e guia até a graduação em Zhong Wudao, em 2006. A partir de 2000, comecei a estudar Kung Fu moderno com Nilotamar, que, na época, havia pegado a linhagem do mestre Wang [Hsiao Po], de Brasilia. Continuei minha trajetória no moderno e Zhong Wudao até meados de 2011, aprofundando-me nos programas o máximo que conseguia.”
Equipe do Projeto: “Depois desta formação inicial, houve outras formações?”
João Borges: “Em 2012, comecei a estudar Lao Hu com professor Niloamar Pereira, uma linhagem de tigre de vila tradicional. Tive influências do estudo do Nanquan do Mr. Sheng no Zhong Wudao. Me graduei em Lao Hu em 2016 e, depois disso, continuei os estudos de maneira mais específica. Em 2014, comecei a estudar e me graduar em Kickboxing para melhorar minha técnica no Sanda chinês. Tive grandes influências do Professor Omar Wesley, o qual me ajudou bastante no estudo do boxe, na academia Fu Fighter. Após 2016, estudei [Wushu] Moderno novamente, mas com o professor Nilton Cezar Pereira de Uberaba, Presidente da CTW: Centro de Treinamentos em Wushu. Tive o prazer de fazer mais amigos, como o professor Douglas S. Oliveira, diretor da Garra Gym Uberlândia. Conclui, nesta época, minha graduação como instrutor de Wushu.”
Equipe do Projeto: “E a sua relação com a família Lau de Garra de Águia, como se deu?”
João Borges: “Por intermédio do professor Sinomar Martins, fui apresentado ao Mestre Elizeu Mang Lai, presidente da Haun Kune no Brasil, discípulo da mestra Lily Lau. Desde então, venho estudando Garra de Águia. Desde 2020, venho representando a Haun Kune em Uberlândia.”
Equipe do Projeto: “Qual mensagem você gostaria de deixar sobre sua trajetória nas artes marciais?”
João Borges: “Neste tempo de vida, tenho a agradeçer imensamente a todos os amigos, professores e mestres que me ajudaram na minha trajetória de conhecimento não só corporal e técnico, mas também pessoal. Espero continuar com o trabalho duro e inspirar pessoas.”