Professores Gustavo & Andressa
Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu (FMKK)


Gustavo Rodrigues iniciou sua história nas artes marciais chinesas em 2003, aos 15 anos, quando se matriculou na academia Wushukuan, do Mr. Huang Yu Sheng. Após dois anos de treinamento e tendo atingido a graduação necessária, começou a auxiliar nas aulas da academia, na qual permaneceu até 2011. Gustavo foi aluno de vários professores da Wushukuan e recebeu ensinamentos diretamente do Mr. Sheng, em aulas regulares na sua casa. Gustavo chegou a assumir sociedade da Wushukuan depois que Mr. Sheng resolveu vende-la. Também na academia, conheceu Andreza Izabel, que iria se tornar, futuramente, sua esposa e parceira.
Neste contexto de relacionamento com o Mr. Sheng, Gustavo conheceu o Sensei de Aikidô, Charles Carvalho, que foi formando da primeira turma de Kung Fu da Wushukuan. Quando Gustavo precisou deixar a Wushukuan, Charles o recebeu em seu Dojo, no Jardim Finotti, onde Gustavo assumiu, em parceria com Andressa, turmas de Zhong Wudao e Tanglangquan. Com o passar dos anos, começaram a ensinar também na Academia CEU (antiga CGP), do mestre de capoeira, Carangueijo, no bairro Copacabana, e, mais recentemente, deixaram o Dojo do Sensei Charles para atuar no Dojo do Sensei de Karatê, Omar Khaled Allouche (OKA Dojo), em frente ao Parque do Sabiá.
Antes de começar nas artes marciais chinesas, em 2006, Andressa Izabel já era praticante avançada de artes marciais. No Karatê Shotokan, foi aluna, inicialmente, do Shihan Milton Farah e, posteriormente, do Kioshi Marcus Vinícius, do Dojo Uchyama, entre 1996 e 2008. Completou a formação até a faixa preta e chegou a participar, como atleta, de várias competições, com ênfase em Kumitê (luta), embora também concorresse na modalidade de Kata (formas). Chegou a ser campeã mineira e atleta da seleção brasileira. Como atleta de Karatê e de Kung Fu, conquistou dezenas de medalhas de ouro em campeonatos estaduais, nacionais e internacionais.
A partir de agosto de 2013, Gustavo Rodrigues encabeçou uma iniciativa que visava promover maior união entre as escolas e praticantes de artes marciais chinesas em Uberlândia e na Região: a criação da Federação Mineira de Kung Fu Kuoshu (FMKK). Um dos enfoques da Federação, além de fomentar modalidades esportivas, era fortalecer a preservação e o desenvolvimento do legado do Mr. Sheng em Uberlândia.
A partir da aproximação da FMKK com o Instituto Li Wing Kay, Gustavo e Andressa participaram de competições prestigiadas no Brasil e nos EUA, tendo conquistado resultados muito expressivos, tais como: a medalha de prata de Gustavo em 2017 em campeonato de Shuaijiao e a medalha de ouro de Andressa Izabel, no ano seguinte, pela forma de leque apresentada em competição de Kuoshu, dois eventos de nível e abrangência mundiais, respectivamente em San Francisco e em Baltimore, nos Estados Unidos.
Além da dimensão esportiva, Gustavo também desenvolve projetos de prática de Kung Fu em espaços escolares, articulados à sua atuação como professor de Filosofia em escolas de Ensino Médio. Esses projetos são abrigados pela FMKK e muitos têm ou tiveram parceria da Universidade Federal de Uberlândia, onde Gustavo realizou sua graduação e seu mestrado em Filosofia. Andressa Izabel, além de artista marcial, é profissional apaixonada da veterinária, a qual exerce como a sua atividade principal.

